Bati meu carro: dicas do que fazer em caso de acidente

O estresse e o choque emocional podem afetar sua capacidade de tomar decisões rápidas e adequadas em um acidente. Mesmo que a gente descreva um roteiro, ele jamais será completo, pois cada acidente é único e pode envolver circunstâncias diferentes. Mas aqui vão algumas dicas do fazer logo após se envolver em um acidente de carro.

Acidente com vítima

Se houver uma vítima no acidente, independentemente da gravidade, deve-se ligar para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por meio do telefone 192, além de sinalizar o local do acidente e acionar a Polícia Militar. Nesse caso, o boletim de ocorrência será registrado pelo policial no local do acidente.

Acidente sem vítima

Se não houver vítima, é necessário retirar os veículos da via para liberar o trânsito. E, ao contrário do que muitos fazem, não é recomendada a troca de telefones entre as partes envolvidas. O ideal, caso haja alguma seguradora, é informar o telefone da empresa, pois elas estão mais preparadas para lidar com essa situação, evitando dessa forma discussão e brigas.

Devo aguardar a perícia?

Caso os condutores envolvidos discordem sobre a responsabilidade do acidente de trânsito, é possível contratar uma perícia particular para analisar o acidente e emitir um parecer conclusivo. Já um laudo da Polícia Cientifica será possível somente se veículos oficiais estiverem envolvidos no acidente ou se houver vítimas.

Faça o registro da ocorrência

Mesmo que não haja discordância quanto a responsabilidade, é importante registrar o acidente em um Boletim de Ocorrência (B. O.). Esse documento poderá ser necessário para acionamento do seguro privado, para solicitar o seguro DPVAT e para defesa em juízo. Caso não haja vítima, o B. O. pode ser feito pela internet, por meio de delegacias eletrônicas ou páginas equivalentes. Ele também pode ser feito nos postos da Polícia Militar e nas sedes das Delegacias de Polícia Civil, observando-se as regras de circunscrição. Fotos e contato de pessoas que presenciaram o momento do acidente podem ajudar durante o registro da ocorrência, sendo importantes para a produção de provas, caso seja necessária.

Aciono o seguro auto?

É preciso avaliar se o dano ao veículo foi grave o suficiente para que o conserto tenha valor superior à franquia contratada. Para iniciar o procedimento, basta o segurado ligar para seguradora ou pedir para o seu corretor de seguros abrir um aviso de sinistro. Nesse momento, é importante ter em mãos o número da apólice, a identificação do veículo do terceiro envolvido, o local e o horário do acidente e o número do B. O.

Pensou em fazer um seguro auto? Faça uma cotação on-line sem compromisso na Blazina: https://algoritmo.aggilizador.com.br/auto ou, se preferir, fale conosco via WhatsApp: (11) 95328-3257, (11) 99994-8310.