Você já ouviu falar em seguro de incapacidade temporária, mas não sabe exatamente como funciona? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de seguro e como ele pode ser importante para a sua segurança financeira em momentos difíceis.
Todo mundo está sujeito a doenças e acidentes inesperados, que, em alguns casos, podem nos afastar do trabalho por algum tempo, comprometendo nossas finanças. Para trabalhadores que ficam mais de 15 dias afastados, o INSS pode conceder um auxílio, mas é preciso seguir uma série de regras e burocracias. Com isso, nem todo mundo consegue ter acesso a seu direito e, quando consegue, pode não ser suficiente para arcar com suas despesas. Geralmente, os trabalhadores autônomos são os mais afetados, pois é muito comum não receberem qualquer quantia enquanto estão afastados de suas funções. Nesse sentido, o seguro de incapacidade temporária, também conhecido como Diária por Incapacidade Temporária (DIT), é ideal para trazer tranquilidade diante dessas situações.
Imagine um profissional autônomo que sofra um acidente de carro que resulte em uma lesão no seu corpo. Além de passar por um processo cirúrgico, terá que ficar vários meses em um processo de recuperação, não podendo trabalhar durante esse período. Isso significa que ele ficará sem sua renda enquanto suas contas continuarão vencendo. Porém, com um seguro, poderá receber diárias correspondentes ao seu salário, tendo assim um pouco de tranquilidade para se recuperar.
A DIT é contratada por meio de uma cobertura presente no seguro de vida, que permite ao segurado receber diárias proporcionais ao valor contratado, mantendo uma renda enquanto está incapacitado para o trabalho. A apuração desse montante pode variar, sendo calculada com base na remuneração do segurado no momento da contratação. O período do pagamento das diárias pode estender-se até sua recuperação total ou atingir um limite pré-estabelecido, assegurando suporte financeiro ao beneficiário.
No momento da contratação da DIT, é importante ter conhecimento dos afastamentos médicos que não são cobertos. Entre eles estão: gravidez, tratamentos estéticos e para obesidade, doenças e transtornos mentais, doenças progressivas, etc. Da mesma forma, deve-se saber quais são as carências, que variam de acordo com a doença.
Pensou em fazer um seguro de vida? Faça uma cotação sem compromisso com a Blazina: https://algoritmo.aggilizador.com.br/life ou, se preferir, fale conosco pelo WhatsApp: (11) 95328-3257, (11) 99994-8310.