Proteger financeiramente a família, caso ocorra um imprevisto, é o principal objetivo de um seguro de vida. Porém, o seguro de vida resgatável, além de possuir as coberturas tradicionais de um seguro de vida comum, oferece também a possibilidade de resgate do valor investido (parcial ou total) pelo segurado, em vida, após um período de carência.
A contratação do seguro de vida resgatável pode acontecer de duas formas: uma com prazo de vigência e outra vitalícia:
- Com prazo de vigência
Neste caso, há uma data de validade, as mensalidades são pagas e os beneficiários ficam protegidos. Entretanto, se o sinistro não tiver ocorrido até o término desse prazo, o titular recebe de volta a quantia aplicada com as devidas correções e a proteção do seguro é encerrada. Ou seja, há um prazo definido de pagamento na contratação; após essa data, o segurado está apto a resgatar os valores conforme tabela de resgates previamente fornecida pela seguradora no momento da contratação.
- Vitalício
Nesta alternativa, o cliente mantém o seguro quitado e é ele quem decide quando quer resgatar o capital. Nesse caso, basta cancelar a apólice e solicitar os recursos. Caso não faça isso, a proteção continua valendo até que o sinistro ocorra, como um seguro de vida convencional.
As condições do seguro variam de acordo com cada seguradora, mas normalmente as coberturas oferecidas são o pagamento de indenização em caso de falecimento, doenças graves ou acidentes que levem à situação de invalidez, além da possibilidade de fazer o resgate. Um ponto comum, entretanto, é a carência de 24 meses para resgate. É importante lembrar que o dinheiro recuperado é diretamente proporcional ao período em que ele ficou aplicado. Ou seja, somente mantendo o seguro por vários anos é que será possível, de fato, reaver uma quantia maior ou talvez o total gasto.
Uma das vantagens dessa modalidade de seguro, em especial no prazo vitalício, é que poderá ser determinado o pagamento do seguro por toda a sua vigência, sem reenquadramento por idade. Ou seja, o seguro não vai aumentar de valor conforme o segurado fica mais velho, e também não há reavaliação de saúde e risco agravado após a contratação. Por isso, adquirir o seguro vitalício ainda jovem é mais vantajoso porque os valores a serem pagos serão menores.
Outra grande vantagem desse tipo de proteção é a flexibilidade, pois, se no futuro o seguro não fizer mais sentido porque, por exemplo, seus filhos já estarão encaminhados na vida, você terá uma boa reserva financeira; o valor poderá ser resgatado e incorporado ao seu patrimônio.
Pensou em fazer um seguro de vida? Faça uma cotação on-line sem compromisso na Blazina: https://algoritmo.aggilizador.com.br/life, ou, se preferir, entre em contato – WhatsApp: (11) 95328-3257, (11) 99994-8310.